Marcadores

Educão Especial

A idéia de trabalharmos o tema Educação Especial, assim chamamos esta modalidade voltada para as pessoas que possuem alguma deficiência de ordem física, mental ou alguma espécie de dificuldade de aprendizagem que possa colocá-la em uma condição de atenção diferenciada.  Surge, em nossos encontros, como um dos temas mais significatvos para compor esta produção. Esta modalidade de ensino sugere a possibilidade de desenvolvermos uma prática pedagógica que avance nas relações cognitivas destas pessoas. O papel do Pedagogo neste caso é fundamental, pois é ele que irá conduzir este processo de ensino, assim como acompahar todas as etapas de aprendizagem. Pois bem, a avaliação diagnóstica, os caminhos, as possibilidades, os limites... Esta é função de um Pedagogo que oriente este dificílimo processo educacional. Convém destacar, que esta função carrega consigo a árdua tarefa de reconceituar a sociedade, no que concerne a Educação Especial, o sucesso advindo desta prática irá tencionar na direção de que o investimento neste campo educacional, não seja uma ação individualizada, ao contrário, o sucesso deste trabalho prova que urge a necessidade de produzirmos processos cada vez mais inclusivos, não por pena deste ou daquele caso, e sim, em decorrência desta prática pedagógica exitosa, que nos faz crer que esta modalidade seja possível e de extrema necessidade para nossa sociedade. A isto chamamos Educação Inclusiva.
A proposta deste trabalho é a de termos um grupo de estudantes de pedagogia que durante dois anos aprofundaram seus conhecimentos a cerca do tema Juventudes, neste percurso a orientação coube a Professora Míriam Paúra Zabrosa Grisnpun, que de forma planejada, orientou a leitura e consequente produção de um número significativo de estudos que imaginamos tenham dado subsídio para que estes alunos, neste momento, possam desenvolver o referido trabalho.
Cabe ressaltar que o tema deste trabalho ''Educão Especial'' surge de forma expontânea, por parte dos próprios alunos que ao dbaterem, produzirem, refletirem... Perceberam alí um importante campo de estudo a ser aprofundado.